quarta-feira, 21 de julho de 2010
IPHAN apresenta projeto para reforma do Solar de Santo Antonio
terça-feira, 20 de julho de 2010
terça-feira, 6 de julho de 2010
COPPAM analisa processos sobre preservação de imóveis
O Conselho da Prevervação do Patrimonio Arquitetônico Municipal – COPPAM – ser reuniu nesta manhã, e deliberou sobre processos enviados pela Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, como também requerimentos de consultas sobre imóveis situados em áreas de interesse cultural, de acordo com o que prevê o Plano Diretor do Município.
Presidido pelo Secretário Municipal de Cultura, professor Orávio de Campos, o conselho, para melhor orientar os munícipes a respeito de reformas, preservação, negociações e outras instâncias relativas aos imóveis situados no mapa da cidade, pelo ponto de vista de seu interesse histórico, vai estudar a edição de uma cartilha contendo as informações mais importantes.
Outra decisão dos conselheiros é quanto ao artigo 230 do Plano Diretor, em seu inciso IV, parágrafo único, que prevê o denominado de Área de Especial Interesse Cultural do Centro Histórico. “Nem todos os prédios situados na área estão sujeitos a tombamento”. Isso para desmistificar a ideia de que “não se pode mexer nos prédios situados nesta área”.
- Cada caso é um caso – disse o professor Orávio, parafraseando os técnicos que compõem o COPPAM, como o historiador Leonardo Vasconcelos, o advogado Denilson Sales e os arquitetos Viviane Daher Costa e Humberto Neto das Chagas. “Por isso é necessário que os proprietários façam uma consulta, anexando as fotos dos prédios para que possamos fazer uma análise”.
quinta-feira, 1 de julho de 2010
Conselho do Patrimônio define o novo regimento
quarta-feira, 30 de junho de 2010
terça-feira, 22 de junho de 2010
COPPAM inicia atividades e busca solução para Casa Terra

A primeira reunião do Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal de Campos- COPPAM - ocorreu na noite desta segunda-feira (21) no Palácio da Cultura, e contou com a presença dos Secretários Municipais de Cultura, Orávio de Campos Soares, da Defesa Civil, Marco Antonio Soares da Silva, César Romero Braga e do Procurador-Adjunto, Dr. José Olimpio Siqueira da Silva e Carlos Freitas, da Fundação Jornalista Oswaldo Lima, que, juntamente com os conselheiros Leonardo Vasconcellos da Silva e Humberto Neto das Chagas, nomeados pela portaria nº 305/2010, publicada no Diário Oficial de 18 de maio último, debateram, entre outros assuntos, a situação da Casa Terra.
Estiveram presentes, ainda, três comerciantes da área onde se localiza a Casa Terra. São Eles: João Elias Naked, da Cajorpa, e Fernando Volotão, da Casa dos Puxadores; e Expedido Coleto, do Restaurante Opção 21, o que deu um tom altamente democrático à reunião.
O secretário de Cultura, considerou positiva a reunião uma vez que, pela primeira vez, membros da sociedade civil organizada e membros do governo municipal puderam sentar frente à frente para debater questões como a preservação do patrimônio arquitetônico da cidade. Além da Casa Terra, os conselheiros e visitantes ficaram cientes da situação em que se encontra os edifícios do Museu de Campos, que também está sendo restaurado, e da Sociedade Musical Lira de Apolo, para a qual restam apenas alguns detalhes para o início das obras.
Os conselheiros e membros da sociedade resolveram que vão estudar o Plano Diretor da cidade, e sua regulamentação para, então, apresentar proposta de mudanças à prefeita Rosinha Garotinho, que tem se mostrado muito sensível quanto a essa causa, tendo, inclusive, determinado a execução de um projeto de revitalição do centro histórico da cidade.
O próximo encontro dos conselheiros e convidados será no próximo dia 29 deste mês, a partir das 9 horas da manhã, na sala de Reuniões da Campos-Luz.
terça-feira, 15 de junho de 2010
Membros do Coppam tomam posse
Em solenidade simples realizada ontem à noite, no Auditório Prata Tavares, localizado no Palácio da Cultura, membros do Conselho de Preservação do Patrimônio Arquitetônico Municipal – COPPAM - tomaram posse. A solenidade presidida pelo Secretário Municipal de Cultura, professor Orávio de Campos Soares, contou com a presença de membros da sociedade preocupados com a preservação da história da cidade, como engenheiros e arquitetos.
A professora Dra. Teresa Peixoto Faria, diretora do CCH – Centro de Ciências do Homem – da UENF ministrou palestra com o tema “Patrimônio Histórico – A necessidade de Preservação”, explicando a importância da preservação dos prédios históricos como fator cultural.
Em seguida, o secretário deu por empossados, os seguintes membros do COPPAM, César Romero Ferreira Braga (Secretário Municipal de Obras e Urbanismo); Humberto Samyn Nobre Oliveira (Secretário Municipal de Meio Ambiente); Edison Pessanha Braga (Defesa Civil); Eraldo Bacelar da Silva (Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo); Carlos Roberto Bastos Freitas (Museólogo da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima e Diretor do Arquivo Público Municipal); Dr. José Olimpio dos Santos Siqueira (Subprocurador Adjunto do Município); Alvaro José Cruz Pessanha (Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado); Roberto da Luz Gomes (Instituto Estadual de Patrimônio Cultural – INEPAC); Manoel Vieira Gomes Júnior (IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Artistico e Nacional); e os representantes da sociedade civil: Leonardo Vasconcellos da Silva, Viviane Daher Costa, Humberto Neto das Chagas e Denilson Sales de Souza.
Fizeram uso da palavra o conselheiro Dr. Denilson Sales de Souza; e o presidente da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima, professor Avelino Ferreira. O primeiro ato dos conselheiros será a elaboração de um regimento que contemple as ações necessárias voltadas para a preservação não só do patrimônio material, mas, também, da imaterialidade.
sexta-feira, 11 de junho de 2010
Portaria N°305 /2010
A PREFEITA DO MUNICÍPIO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, no uso de suas atribuições legais, nos termos do art. 73, IX, da Lei Orgânica do Município de Campos dos Goytacazes:
estabelecido pelo Decreto n° 001/2009, a saber:
Secretaria Municipal de Cultura - Orávio de Campos Soares;
Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo - César Romero Ferreira Braga;
Secretaria Municipal de Meio Ambiente - Humberto Samyn Nobre Oliveira;
Secretaria Municipal de Defesa Civil - Edison Pessanha Braga;
Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo - Eraldo Bacelar da Silva;
Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima- Carlos Roberto Bastos Freitas;
Procuradoria Geral do Município- Sub-Procurador Adjunto- Dr. José Olímpio dos Santos Siqueira.
Secretaria de Desenvolvimento Econômico - Álvaro José Cruz Pessanha;
Instituto Estadual de Patrimônio Cultural- INEPAC - Roberto da Luz Gomes.
Instituto de Patrimônio Histórico Artístico e Nacional- IPHAN - Manoel Vieira Gomes Júnior.
Leonardo Vasconcellos da Silva;
Viviane Daher Costa;
Humberto Neto das Chagas;
Denílson Sales de Souza.
Rosinha Garotinho
- Prefeita -
Tetê Peixoto palestra na posse do COPPAM
Agora instalado na Secretaria Municipal de Cultura, o Conselho vai abrir seu leque de atuações, entrando, inclusive, no campo da preservação imaterial, como consta do Plano Diretor da cidade, declarou o secretário municipal de Cultura, professor Orávio de Campos, para quem o primeiro ato do conselho será a atualização do seu regimento interno, permitindo, inclusive, a criação de câmaras especiais para tratar de assuntos do patrimônio municipal no seu todo.
CONSELHEIROS – Representam o governo municipal no COPPAM, o professor Orávio de Campos (Secretário Municipal de Cultura); César Romero Ferreira Braga (Secretário Municipal de Obras e Urbanismo); Humberto Samyn Nobre Oliveira (Secretário Municipal do Meio Ambiente); Edison Pessanha Braga (Defesa Civil); Eraldo Bacelar da Silva (Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo); Carlos Alberto Bastos Freitas (Museólogo da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima); e Dr. José Olimpio dos Santos Siqueira (Subprocurador Adjunto).
Álvaro José Cruz, representa a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico; o professor Roberto da Luz Gomes, é o indicado elo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - INEPAC -; e o pesquisador Manoel Vieira Gomes Júnior é o representante do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.
Da sociedade, eleitos na Conferência de Preservação do Patrimônio Municipal, realizada o dia 21 de novembro do ano passado, tomarão posse os professores Leonardo Vasconcellos Silva, Viviane Daher Costa, o arquiteto Humberto Neto das Chagas e o advogado Denílson Sales de Souza.
quarta-feira, 9 de junho de 2010
COPPAM toma posse no Palácio da Cultura
O Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal – COPPAM -, nomeado pela prefeita Rosinha Garotinho, no último dia 18 de maio, vai ser empossado na noite da próxima segunda-feira, em ato simples a ser realizado no Palácio da Cultura e, imediatamente, vai começar a trabalhar na elaboração de um regimento que lhe dê consistência técnica e institucional.
Para o secretário municipal de Cultura, professor Orávio de Campos, o COPPAM ficará agora instalado junto ao setor cultural, de acordo com a nova estrutura assumida pelo governo. Antes, o importante setor estava ligado à extinta secretaria de Planejamento. “Temos muito trabalho pela frente e vou sugerir que o conselho se reúna, pelo menos, uma vez por semana”.
CONSELHEIROS – Representam o governo municipal no COPPAM, o professor Orávio de Campos (Secretário Municipal de Cultura); César Romero Ferreira Braga (Secretário Municipal de Obras e Urbanismo); Humberto Samyn Nobre Oliveira (Secretário Municipal do Meio Ambiente); Edison Pessanha Braga (Defesa Civil); Eraldo Bacelar da Silva (Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico e Petróleo); Carlos Alberto Bastos Freitas (Museólogo da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima); e Dr. José Olimpio dos Santos Siqueira (Subprocurador Adjunto).
Álvaro José Cruz, representa a Secretaria Estadual do Desenvolvimento Econômico; o professor Roberto da Luz Gomes, é o indicado elo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural - INEPAC -; e o pesquisador Manoel Vieira Gomes Júnior é o representante do IPHAN – Instituto do Patrimônio Histórico Nacional.
Da sociedade, eleitos na Conferência de Preservação do Patrimônio Municipal, realizada o dia 21 de novembro do ano passado, tomarão posse os professores Leonardo Vasconcellos Silva, Viviane Daher Costa, o arquiteto Humberto Neto das Chagas e o advogado Denílson Sales de Souza.
quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010
Situação da Casa Terra é tema de reunião

Por Paulo de A. Ourives
Após dois sinistros de incêndio ocorridos ontem (segunda-feira, 01/02) na Casa Terra, localizada na Rua Carlos de Lacerda entre as ruas 21 de Abril e Sete de Setembro, o Secretário Municipal de Cultura e Presidente do Coppam, Orávio de Campos Soares, participou de uma reunião com o Secretário Municipal de Defesa Civil, Marcos Soares, hoje pela manhã, para tratar dos destinos que a municipalidade dará a este prédio histórico tombado pelo IPHAN e pela municipalidade.
Além dos dois secretários estiveram presentes um representante da Anfea, Fabrício Alvarenga, um do CREA-RJ, Gustavo Manhães, um da Secretaria de Obras, Marco Tamega, e dois do Coppam, Humberto Netto das Chagas e Denílson Sales de Souza.
Na reunião ficou decidido que a Secretaria Municipal de Defesa Civil colocará tapumes ao redor do prédio e fechará a passagem de veículos naquele trecho da rua Carlos de Lacerda, para evitar que o edifício caia causando maiores estragos, já que o risco de cair é iminente.
- Trata-se de uma ação preventiva e paliativa até que possamos ter em mãos os resultados da avaliação técnica feita pelo Corpo de Bombeiros. Para em seguida, o grupo presente a esta reunião, tenha condições de agir em benefício da sociedade e respeitando as leis – disse Orávio.