terça-feira, 6 de julho de 2010

COPPAM analisa processos sobre preservação de imóveis



O Conselho da Prevervação do Patrimonio Arquitetônico Municipal – COPPAM – ser reuniu nesta manhã, e deliberou sobre processos enviados pela Secretaria Municipal de Obras e Urbanismo, como também requerimentos de consultas sobre imóveis situados em áreas de interesse cultural, de acordo com o que prevê o Plano Diretor do Município.

Presidido pelo Secretário Municipal de Cultura, professor Orávio de Campos, o conselho, para melhor orientar os munícipes a respeito de reformas, preservação, negociações e outras instâncias relativas aos imóveis situados no mapa da cidade, pelo ponto de vista de seu interesse histórico, vai estudar a edição de uma cartilha contendo as informações mais importantes.

Outra decisão dos conselheiros é quanto ao artigo 230 do Plano Diretor, em seu inciso IV, parágrafo único, que prevê o denominado de Área de Especial Interesse Cultural do Centro Histórico. “Nem todos os prédios situados na área estão sujeitos a tombamento”. Isso para desmistificar a ideia de que “não se pode mexer nos prédios situados nesta área”.

- Cada caso é um caso – disse o professor Orávio, parafraseando os técnicos que compõem o COPPAM, como o historiador Leonardo Vasconcelos, o advogado Denilson Sales e os arquitetos Viviane Daher Costa e Humberto Neto das Chagas. “Por isso é necessário que os proprietários façam uma consulta, anexando as fotos dos prédios para que possamos fazer uma análise”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário