quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Coppam propõe despoluição visual no conjunto arquitetônico do centro


Para cuidar da despoluição visual na praça do Santíssimo, o presidente do Conselho de Preservação do Patrimônio Municipal, professor Orávio de Campos, está negociando com os proprietários e ou locatários dos prédios situados no mesmo conjunto arquitetônico do Solar Visconde de Araruma, onde está sendo montado o Museu Histórico da cidade.

É que, de acordo com a legislação em vigor, nenhuma propaganda pode ser mais importante do que a representação da arquitetura do prédio tombado pelo patrimônio. “Dessa forma, estamos solicitando aos empresários a retirada do que exceder ao alinhamento do prédio do museu, bem como instalar suas placas de modo a não agredir a paisagem urbanística do centro”.

POSTES – Ao mesmo tempo em que negocia com os empresários, e todos estão atendendo na medida do possível, sem a necessidade de medidas repressivas, o presidente do COPPAM está, também, enviando expediente à Ampla no sentido de que retire os postes do aludido conjunto, bem como a fiação elétrica, principal causa da poluição visual na área cultural.

Como existem outras fiações no conjunto, como de telefonia e televisão a cabo, providência idêntica será solicitada às empresas responsáveis. “Penso que o processo de revitalização do centro histórico pode começar, exatamente, pela alameda esquerda da Praça do Santíssimo”. Aliás, todo o centro histórico será revitalizado com a subterraneidade das atuais redes aéreas.

- Não estamos tendo problemas com os proprietários e ou usuários daquela área. Inclusive a Drogaria Isalvo Lima foi a primeira a atender à nossa solicitação, mas os demais solicitaram um prazo até o final do mês – informou o presidente do COPPAM, para quem se houver a colaboração de todos será mais fácil a construção de uma cidade mais limpa e solidária.

Orávio de Campos finaliza dizendo que no grande projeto de reforma do Solar de Araruama está prevista a despoluição visual. “Temos convicção de que, uma vez organizando a paisagem arquitetônica, as placas de propaganda das lojas serão muito mais visíveis e ai todos nós vamos ganhar, lojistas, poder público e a comunidade de um modo geral”. 

Um comentário:

  1. Isso mesmo. O patrimônio arquitetônico de Campos é belíssimo e está precisando ser melhor cuidado.

    ResponderExcluir